quinta-feira, 4 de março de 2010

Sobre como fazer Jornalismo sem trabalhar em um veículo convencional

A profissão de jornalista está, diariamente, revendo seus preceitos e técnicas, tendo em vista o grande impacto da disseminação do acesso à internet na atividade. A rede, sem dúvida, abriu um novo caminho para os jornalistas no mundo inteiro: manter blogues jornalísticos.

Em tempos de Twitter, até mesmo o blogue - uma ferramenta de comunicação extremamente recente - já está precisando se reinventar em busca de novas funções no grande fluxo de informações. Não adianta falar só sobre a vida pessoal (embora possa até funcionar em casos isolados), mas o grande diferencial de manter um blogue é tratar de um assunto que seja de absoluto interesse do blogueiro e de uma "rede" de pessoas.

No caso, como o nome já indica, o assunto é Passo Fundo e a rede são os passo-fundenses que tem acesso à internet.

A idéia é monitorar a produção jornalística que é veiculada diariamente pelos meios tradicionais de Passo Fundo (indicando, comentando, aprofundando as matérias), além de usar como fonte os usuários nas redes sociais (Twitter, Orkut, Facebook) que estão repercutindo algum fato relacionado à cidade.

Ao lado dessas propostas, outro objetivo do blogue é de produzir conteúdo original, com base em informações públicas que estão na internet, no sítio da Prefeitura, para ficar em apenas um exemplo, e pautas sugeridas pela audiência, com apuração nas ruas da cidade.

Em tempos de muitas transformações e poucas certezas, reunir e organizar as informações sobre a cidade que estão dispersas na rede, pode ser uma contribuição. Ao fazer a "cobertura da cobertura" da mídia e agrupar estes conteúdos neste espaço virtual a comunidade poderá não só refletir em torno das grandes temáticas propostas pelos meios de comunicação, como também começar a participar. Primeiramente deixando comentários aqui neste blog e, posteriormente, utilizando as informações para transformar o seu próprio cotidiano e, talvez, a realidade de sua casa, família, amigos, bairro, trabalho. Ou seja, das suas próprias redes.

Nenhum comentário:

Postar um comentário