quarta-feira, 17 de março de 2010

Informações sobre Passo Fundo no site do IBGE

Para começar a desvendar as peculiaridades de Passo Fundo vamos recorrer as estatísticas, para depois, em postagens futuras, irmos aos fatos. Estes dados podem render boas matérias para serem aprofundadas aqui no blogue.

Então, vamos aos números! Alguns dados sobre Passo Fundo, no principal site brasileiro de estatísticas, o IBGE, são bem defasadas, como, por exemplo, o Censo domiciliar de 2001 - o que é compreensível uma vez que este tipo de levantamento que demanda muito tempo e dinheiro, ocorre a cada dez anos.

Mas existem dados que encontram-se muito desatualizados como, por exemplo, as informações sobre a representação política da cidade, que datam de 2004. Naquele ano, o atual prefeito teve 37.942 votos de um total de 120.099 eleitores. Ou seja, o prefeito Airton Dipp já se reelegeu, está quase chegando na metade do novo mandato e as estatística ainda não estão disponíveis. Preocupante.

Outro ponto fraco são as informações, de 2005, sobre os serviços de saúde, uma das principais vocações da cidade. De acordo com o levantamento, dos setenta e dois estabelecimentos de saúde, 60 fazem atendimento pelo SUS (Sistema Único de Saúde). Dos 837 leitos para internação oferecidos na cidade 768 são de estabelecimentos de saúde privados, enquanto que 69 estão nos serviços inteiramente públicos. Destes 768 privados, 704 também são utilizados para pessoas que não possuem planos de saúde. Isto é, o governo cobre os custos para estas instituições hospitalares. Com informações do DATASUS/Ministério da Saúde.

Outra qualidade de Passo Fundo, gritada aos quatro ventos, é seu sistema de ensino. Batizada como um pólo educacional, as informações do IBGE também estão atrasadas. Em 2008, no ensino fundamental tínhamos 27.151 alunos e no 2°grau, 7.034. Mil quinhentos e cinquenta e quatro professores atuam no ensino fundamental enquanto que outros 556 educadores atendem o ensino médio na cidade. Estes dados são do Inep/Mec. Não estavam disponíveis os dados sobre ensino superior, tampouco se as escolas particulares estavam incluídas nesse levantamento.

Com base no censo domiciliar de 2001, a estimativa da população ficou em 187.507 habitantes em 2009. Em 2008, mais homens morreram comparados às mulheres: 705 e 564, respectivamente.

A área da unidade territorial de Passo Fundo é de 780 km2, localizada no bioma Mata Atlântica. O site do IBGE também apresenta um ligeiro histórico da cidade, que vale a pena ser lido. Só fica aqui a crítica quanto ao trecho em que descreve Passo Fundo como uma terra "infestada" por índios. O que é isso? Que preconceito é esse? Até parece que índios são insetos, qualquer coisa, menos gente como a gente.

No site também tem informações sobre as finanças públicas, mas elas se restringem à divulgação dos dados de 2007. Esse tema merecerá um post novo, com os dados da base de dados do Contas Abertas que é muito mais detalhada e consistente.

Nenhum comentário:

Postar um comentário